A primeira pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental no Brasil com selo internacional
Enquanto 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo,
apenas 17% dos profissionais de saúde mental possuem especialização.
Uma oportunidade única para fazer especialização com Bolsa de Estudos
acima de 50% em todas as parcelas e benefícios inéditos.
Disponível para todas as pós-graduações com turmas abertas, até 30 de novembro (ou até esgotarem as vagas).
A pós-graduação com 24 meses de duração tem acesso ilimitado a todo o conteúdo teórico online por 30 meses.
No CBI of Miami, além de todas as aulas gravadas, também temos bate papo com os especialistas e professores.
Certificação válida pelo MEC e um certificado internacional emitido pelo CBI of Miami como curso livre.
Aprenda com um programa alinhado às principais diretrizes internacionais, com a abordagem dos mais renomados especialistas no campo da saúde mental infantil e adolescente.
A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) refere-se a um movimento que engloba um conjunto de abordagens que compartilham características comuns. Os princípios que norteiam a Terapia Cognitiva-Comportamental são:
Ênfase na postura de natureza experimental e científica que resulta na aplicação do método experimental na Psicologia e em disciplinas associadas (Neurociências), a fim de explicar a gênese e a manutenção de padrões anormais de comportamento. Envolve também o uso de um conjunto de procedimentos clínicos justificados por estudos experimentais controlados (Yates, 1970).
Reconhecimento da necessidade prática do envolvimento ativo do paciente na modificação de seu comportamento (Mahoney, 1984).
Reconhecimento de que a cognição é importante para o entendimento das emoções e do comportamento, ou seja, o que passa na nossa cabeça em momentos que envolvem experiências emocionais e tomadas de decisão é importante para a compreensão dessas vivências (Dobson & Dobson, 2009).
Reconhecimento de que a cognição pode ser monitorada, ou seja, mediante orientação terapêutica, podemos ter acesso a informações significativas sobre o que se passa em nossa cabeça (Dobson & Dobson, 2009).
Princípio de que pensamentos, sentimentos e comportamentos interagem de maneira causal (Mahoney,1977).
Princípio de que podemos modificar a maneira com que respondemos aos eventos a nosso redor, a partir do entendimento de nossas reações emocionais e comportamentais, assim como pelo uso sistemático de estratégias terapêuticas (Dobson & Dobson, 2009).
Psicólogos e graduados na área médica.
O objetivo do curso de pós-graduação “Latu Sensu” pelo CBI of Miami é capacitar o psicólogo e médicos para a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica.

Carga horária: 40h
Objetivo: Conceitualização científica e definições técnicas sobre a terapia cognitivo-comportamental, principais características, objetivos e trabalho para a formulação de casos clínicos.

Carga horária: 40h
Objetivo: Conceituar o aluno sobre a importância da relação terapêutica para a aplicação da terapia cognitivo-comportamental.

Carga horária: 40h
Objetivo: Conceituar cientificamente sobre a aplicação da terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência. Estudar sobre suas características, dificuldades, oportunidades, importância e técnicas para os tratamentos clínicos.

Carga horária: 40h
Objetivo: O objetivo da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transdiagnósticos, principalmente em pacientes com ansiedade e depressão, utilizando os métodos científicos mais modernos e estudos de caso para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais.

Carga horária: 40h
Objetivo: A proposta da disciplina é possibilitar um aprendizado e aprofundamento na área das intervenções da Terapia focada nas emoções, criada pelo psicólogo sul-africano, radicado no Canadá, Leslie Greenberg. O modelo integrado combina princípios centrados no cliente, gestálticos, experienciais e cognitivos, e afirma a proeminência das emoções na construção do self e na auto-organização do indivíduo.

Carga horária: 40h
Objetivo: Orientar sobre os Treinamento em Mindfulness e sua aplicabilidade prática dentro da terapêutica em terapia cognitivo comportamental. Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness se populariza como uma intervenção focada na busca por alívio do estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais.

Carga horária: 40h
Objetivo: A disciplina vai capacitar o aluno dentro da terapia cognitiva sexual, uma psicoterapia para tratamento das disfunções sexuais que propõe uma integração teórico-prática dos três paradigmas que atualmente constituem as terapias cognitivo-comportamentais, incorporando as evidências científicas das últimas décadas, que apontam para a importância do processamento do estímulo sexual e dos aspectos cognitivos e emocionais, além dos comportamentais.
A terapia cognitiva sexual é uma abordagem estruturada que busca traduzir para a prática clínica os conhecimentos presentes na literatura, com uma proposta de conceitualização de caso e intervenção terapêutica próprias

Carga horária: 40h
Objetivo: A disciplina vai capacitar o aluno dentro da Psicologia Positiva. A psicologia positiva é um movimento recente dentro da psicologia que visa a fazer com que os psicólogos contemporâneos adotem “uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas” (Sheldon & King, 2001), enfatizando mais a busca pela felicidade humana que o estudo das doenças mentais.

Carga horária: 40h
Objetivo: Conceituar e orientar sobre a supervisão em clínica, seguindo a orientação dos principais guidelines europeus e americanos para atendimento na terapia cognitivo-comportamental; capacitando dentro dos principais protocolos internacionais de atendimento clínico.
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Carga horária: 45h
Objetivo: demonstrar as características e peculiaridades de situações comuns aos especialistas, porém desconhecidas por vários profissionais. Esclarecer crenças e mitos sobre patologias que acometem a genitália masculina e podem gerar consequências em diferentes aspectos da saúde do homem.
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Psicoterapeuta bilíngue em Massachusetts – EUA
Pós-doutora e Doutora em Saúde Mental – Boston University e UFRJ
Mestrado em Sexologia Clínica – UGF
Terapeuta Certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental – FBTC
Professora e Coordenadora das pós-graduações em Terapia Cognitivo-comportamental e Sexualidade Humana – CBI of Miami
Acesso a aulas gravadas para maior praticidade no seu dia a dia e materiais direcionados para enriquecer sua rotina de estudos
Metodologia VAHA inspirada em Harvard, Columbia e Stanford com foco em casos de mercado de trabalho com a metodologia hands-on do CBI
O Child Behavior Institute é parte da Faculdade Primum uma instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo MEC
Receba seu certificado sem precisar apresentar um trabalho de pesquisa acadêmica.